Pisos
Pisos de madeira.
Os pisos de madeira são divididos em uma série de produtos diferentes. Em comum, eles possuem o fato de serem de madeira natural, em toda sua composição, ainda que de diversas espécies diferentes. Existem pisos de cumaru, peroba, ipê, amêndola, tauari, carvalho, entre muitos outros. Há diferenças sobre a resistência e dureza dessas espécies, que podem ser averiguadas em lojas especializadas. Geralmente os estabelecimentos possuem uma escala com a resistência de cada uma das espécies com que trabalham. Tacos, assoalhos e parquets são alguns dos nomes de diferentes pisos de madeira, e a diferença entre eles tem a ver com a espessura e largura das ripas (tábuas) de madeira que compõem o piso e também por sua forma de aplicação. Suas espessuras variam, geralmente, entre um e dois centímetros e meio, dependendo do tipo de acabamento. É possível ainda realizar diversos desenhos ou paginações com os diferentes formatos de piso. No inicio do século 20, esse tipo de trabalho era muito apreciado em construções brasileiras. Muitos exemplos dessa tendência em piso resistiram até os dias de hoje. Algumas vantagens dos pisos de madeira são: alta resistência ao tempo, possibilidade de raspagens que deixam o piso quase novo após anos de uso, conforto térmico, agradável sensação ao usuário, entre outras. As desvantagens que podem ser mencionadas são o custo alto desse tipo de material e o tempo de aplicação, que pode ser bastante inconveniente caso o proprietário esteja morando no imóvel durante a reforma, por exemplo.
Carpete de madeira:
Este piso trata-se de uma folha de madeira natural, bastante fina, colada e prensada a uma base de madeira processada, como compensado, aglomerado, mdf ou similares. Geralmente o carpete de madeira é bem mais fino do que os pisos de madeira maciça, com algo em torno de cinco a sete milímetros.O carpete de madeira é usualmente instalado com bastante facilidade ao contrapiso e funciona como um piso flutuante: Ao contrário dos pisos de madeira, ele não é colado ou parafusado ao piso, mas sim apenas colocado sobre uma manta de separação, e preso um ao outro por meio de encaixes do tipo macho e fêmea. Nas bordas é aplicado um rodapé que arremata o revestimento, evitando que ele saia do lugar. Enquanto a rapidez de aplicação do sistema e preço são suas grandes vantagens, as desvantagens estão relacionadas à baixa durabilidade em relação a outros pisos, ruído característico (uma espécie de som “oco” ao se caminhar sobre ele – existem marcas que possuem soluções especiais para minimizar essa questão) e péssima resistência a água.
Pisos laminados:
Ainda que existam pisos laminados aplicados diretamente ao contrapiso por meio de colas, iremos tratar daqui dos pisos laminados de alta resistência com base, ou seja, os pisos comuns de mercado que geram dúvidas entre os outros revestimentos aqui abordados. O piso laminado é muito similar ao carpete de madeira – o sistema de aplicação e a base são bastante similares. A grande diferença, no entanto, diz respeito ao revestimento final, a superfície em que o usuário pisa. Enquanto no carpete de madeira o acabamento é em folha de madeira, aqui o piso é revestido de algo chamado laminado melamínico (ou fenólico). Esse revestimento é mais conhecido no Brasil pelo nome de um de seus principais fabricantes, a Fórmica. A grande confusão que ocorre é porque os fabricantes usam laminados que possuem estampas de madeira – São laminados melamínicos que imitam madeira, de forma surpreendentemente real. Mas é um material que poderia ser colorido, ou ter uma estampa, por exemplo. A vantagem desse tipo de piso, além do mencionado nos carpetes de madeira, é que se desenvolveu uma alta tecnologia para a fabricação desses produtos e o resultado é realmente bastante bom em termos de encaixe e aparência final. A durabilidade é maior do que a dos carpetes de madeira, por causa do laminado e do acabamento do laminado (um processo chamado overlay, mais durável que o verniz do carpete de madeira), porém menor do que a do piso de madeira. As questões de ruído persistem, com algumas melhoras.
Pisos de azulejo cerâmico:
O azulejo de cerâmica auto brilhante é praticamente à prova de manchas, mas o azulejo fosco é poroso e precisa ser impermeabilizado para resistir às manchas. Um piso novo de cerâmica fosca precisa ser impermeabilizado com um impermeabilizante comercial e uma cera à base de água. Ambos os tipos de azulejos são colocados com argamassa. Alguns conselhos para cuidar do seu azulejo cerâmico: nunca use limpadores abrasivos que possam riscar a superfície; não limpe azulejos foscos com ácidos, sabões fortes ou abrasivos; passe um esfregão úmido com limpador multiuso. Seque o piso com um pano macio para evitar riscos; faça suas paredes e bancadas de azulejos brilharem passando cera automotiva. Lustre após dez minutos; aproximadamente uma vez por ano, remova a cera acumulada de seu piso de azulejo fosco e encere novamente. Enxágüe o chão completamente com água limpa após usar o removedor de cera.
Pisos de ladrilho:
Como o tijolo, o ladrilho parece durável, mas esse piso de argila sem polimento é muito poroso e absorve rapidamente as manchas. Pisos de ladrilho precisam ser impermeabilizados com até três camadas de impermeabilizante e depois protegidos com cera. Impermeabilize o piso de ladrilho com um impermeabilizante comercial para mosaico ou ardósia. Depois que o impermeabilizante secar, aplique duas camadas finas de cera acrílica para chão com um aplicador de cera de cabo longo com almofada de lã de carneiro ou aplique cera em pasta com uma enceradeira. Para fazer isso, use uma espátula para espalhar uma pequena quantidade de cera diretamente sobre as escovas da enceradeira. Passe a enceradeira devagar com movimentos para frente e para trás para aplicar uma camada fina de cera. Quando secar faça o polimento. Para manter seu piso de ladrilho impermeabilizado e encerado, com cara de novo, tudo o que você precisa fazer é passar o esfregão de vez em quando após aspirar o pó. Se o chão recém-limpo secar sem brilho, passe o esfregão novamente usando água com um copo de vinagre. Aplique um produto removedor de cera comercial com uma máquina limpadora de chão. Depois de aplicar o removedor de acordo com as instruções do fabricante, enxágüe o chão completamente com água limpa. Use um pó não-abrasivo e uma esponja sintética de limpeza para as manchas difíceis. Se você usar uma cera em pasta, nunca vai precisar remover a cera acumulada no chão. Teste a cera em um canto para ver se não descolore o piso.
Pisos de lajota e ardósia:
A lajota e a ardósia são pisos de pedra natural semelhantes. Ambas têm superfícies porosas e são colocadas com argamassa. Os pisos de lajota e ardósia devem ser impermeabilizados com um impermeabilizante comercial, nunca com verniz ou laca. A melhor maneira de se fazer isso é usando um impermeabilizante comercial para mosaico e ardósia. Depois que o impermeabilizante secar, aplique duas camadas finas de cera acrílica para chão com um aplicador de cera de cabo longo com almofada de lã de carneiro ou aplique cera em pasta com uma enceradeira. Para fazer isso, use uma espátula para espalhar uma pequena quantidade de cera diretamente sobre as escovas da enceradeira. Passe a enceradeira devagar com movimentos para frente e para trás para aplicar uma camada fina de cera. Quando secar, lustre. Ceras líquidas se acumulam no seu chão, fazendo com que você tenha de remover a cera velha e encerar de novo. Depois de aplicar o removedor de acordo com as instruções do fabricante, enxágüe o chão completamente com água limpa e então aplique a cera. Passe o esfregão úmido nos pisos de lajota e ardósia usando água limpa, uma solução de limpeza multiuso em água morna ou água com amaciante de roupas. Torça o esfregão até que não fique pingando e passe no chão em movimentos lentos e firmes. Se o chão recém-limpo secar sem brilho, passe o esfregão novamente usando água com um copo de vinagre; o piso vai brilhar.
Pisos de mármore:
O mármore pode ser usado em toda a casa, no piso, em balcões e até nas paredes do banheiro. Ele é disponível em várias cores, com acabamento polido ou não-polido, em várias espessuras e formas. Sem polir, o mármore é muito poroso, mancha fácil e deve ser impermeabilizado com um impermeabilizante comercial - não use verniz ou laca nessa tarefa, pois faz com que o mármore descasque rapidamente. O mármore polido é menos poroso, mas ainda assim pode manchar; um impermeabilizante comercial também é recomendado para esse acabamento. O chão de mármore fica lindo depois de limpo com um esfregão umedecido em água limpa, uma solução de limpador multiuso em água morna ou uma mistura de 1 xícara de amaciante de roupas e 2 litros de água. A cera líquida auto brilhante dá um acabamento rápido para o mármore. Ocasionalmente você terá que remover a cera acumulada e encerar novamente. Depois de aplicar o removedor de acordo com as recomendações do fabricante, enxágüe o chão completamente e então aplique a cera de novo. Use uma cera líquida auto brilhante à base de água ou cera em pasta. Se usar a cera em pasta, teste em um canto para ver se não desbota o piso. Se você usar uma cera em pasta à base de solvente, encere de novo para retirar a cera velha e renovar o brilho.
Pisos de mosaico:
O mosaico feito de pastilhas de mármore colocadas em cimento - é um piso muito durável usado em banheiros e corredores. Depois de pronto, é lixado e polido. A melhor maneira de impermeabilizar o piso de mosaico é com um impermeabilizante comercial para mosaico e ardósia. Depois que o impermeabilizante secar, aplique duas camadas finas de cera acrílica. Quando a cera secar, lustre. Tudo que um piso de mosaico precisa para continuar bonito é uma passada de esfregão úmido usando água limpa, um limpador multiuso em água morna ou uma mistura de uma xícara de amaciante de roupas e meio balde de água. Se o chão recém-limpo secar sem brilho, passe o esfregão de novo usando água com um copo de vinagre; o piso vai brilhar. Para retirar a cera acumulada em seu piso, aplique um produto removedor de cera comercial com uma máquina limpadora de chão. Depois de aplicar o removedor de acordo com as instruções do fabricante, enxágüe o chão completamente com água limpa.
Pisos de vinil:
O piso de vinil autobrilhante, que não precisa de cera, é muito fácil de ser cuidado. Você só precisa mantê-lo limpo. Veja como fazer isso. Limpe as manchas com uma esponja embebida em detergente de máquina de lavar louças. Limpe as marcas de sapatos com uma esponja sintética. Para lavar o chão, use uma solução de limpeza multiuso. Teste qualquer limpador em um canto antes de usar no piso todo. Às vezes, os pisos que não precisam de cera secam formando uma película. Não entre em pânico; passe o esfregão de novo, usando água com um copo de vinagre branco; o chão vai brilhar. Não esfregue ou jogue água no piso. A água pode entrar nas frestas e soltar a cola que o prende. Se o seu piso vinílico é mais antigo, do tipo que precisa ser encerado, use um limpador multiuso dissolvido em água e enxágüe. Quando o chão estiver seco, aplique duas camadas finas de cera auto brilhante, deixando-o secar entre as aplicações.
Pisos emborrachados:
Os pisos emborrachados formam uma superfície antiestática que é perfeita para escritórios e salas com computadores. Mas é preciso cuidar bem do piso emborrachado, pois ele pode ser danificado pelo uso de limpadores fortes. Faça o piso emborrachado parecer recém-encerado adicionando uma xícara de amaciante de roupas a meio balde de água. A maneira mais rápida de limpar um piso emborrachado é usando uma solução de limpeza multiuso. Leia as precauções no rótulo do produto e teste em um canto antes de usar no piso todo. Ocasionalmente remova a cera acumulada com um limpador ou removedor de cera. Após a remoção, passe duas camadas finas de cera autobrilhante e deixe secar entre as passadas. Remova marcas de sapatos do piso emborrachado misturando pó de aço em cera líquida. Esfregue a mancha com cuidado e limpe com um pano úmido. Produtos à base de solvente podem amolecer e danificar o piso emborrachado. Além disso, mantenha esponjas de limpeza, sabões fortes e água quente longe dos pisos emborrachados. Jogar água no chão vai causar grandes problemas; o excesso de água pode descolar o piso.