TUDO PARA CONSTRUÇÃO 
Criar um Site Grátis Fantástico




Partilhe esta Página

Pisos




Total de visitas: 23366
Incêndio
Incêndio

Incêndio.


Dimensionamento de hidrantes:

            Considerações Gerais Deve-se avaliar, inicialmente, qual a melhor alternativa para o sistema de hidrantes. Levando-se em consideração que devemos garantir o funcionamento do sistema a qualquer momento, precisamos de uma rede privada, pois a rede pública não é confiável. Ao optarmos por uma rede privada interna ao edifício com reservação, nos resta escolher entre um reservatório inferior ou superior. Optamos por ter um reservatório superior com alimentação por gravidade. Esquema: Alimentação Por Gravidade – Rede Vertical.



 

Dimensionamento do Sistema de Chuveiros Automáticos:

          O dimensionamento será por cálculo hidráulico, para efeito dos cálculos será considerado diâmetro nominal mínimo para tubulações de aço de 25 mm. Passo 1: O método de dimensionamento seguirá a norma da ABNT. Passo 2: Por se tratar de um edifício comercial sem produtos ou equipamentos que podem vir a aumentar o risco de fogo ou de sua propagação, o edifício será considerado como classe de risco leve. Passo 3: Conforme estabelecido em norma, a área máxima de cobertura para classe de ocupação de risco leve é 5000 m2 por pavimento, o que supera em muito a área do edifício comercial que terá o sistema de chuveiros automáticos calculados. Passo 4: A distância máxima entre ramais e entre chuveiros nos ramais deve ser determinado de acordo com o risco de ocupação, para o risco leve essa distância é de 4,6 m. Já a distância mínima é de 1,8 m e para as áreas com no máximo 75 m2 a distância entre a parede e o chuveiro pode ser de até 2,70 m, desde que seja respeitada a área máxima de cobertura permitida por chuveiro.

                



   


 

Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio.

Definição da Norma NBR 9441/98.


Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio:

         Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio “Sistema constituído pelo conjunto de elementos planejadamente dispostos e adequadamente interligados, que fornece informações de princípios de incêndio, por meio de indicações sonoras e visuais, econtrola os dispositivos de segurança e de combate automático instalados no prédio.”




 

EQUIPAMENTOS DE DETECÇÃO, ALARME E COMUNICAÇÕES.


Detecção e alarme:

           Dispositivos destinados a operar reconhecendo e avisando um princípio de incêndio a população de uma edificação. 

        Os detectores são instalados de acordo com a exigência legal de cada Estado seguindo orientações da NBR-9441/94.